28.3.11

Pinheiro-Manso

Nome Comum: Pinheiro Manso
Nome científico: Pinus pinea
Local do Concelho em que se encontra: todas as freguesias
Caracterização: É uma árvore com folha persistente, em forma de agulhas de cor verde-acizentada que normalmente atinge entre os 20 e os 25 metros de altura. Possui uma copa densa, ampla, arredondada e semi-esférica. O tronco é curto e largo normalmente.
Distribuição Geográfica: originária da região do Mediterrâneo essencialmente na orla Litoral, desde Portugal à Turquia.
Condições Ambientais: Prefere solos frescos, profundos, arenosos e ligeiramente ácidos mas também se adapta a solos calcários se não forem muito argilosos.
Curiosidades: A acompanhar esta árvore estão associadas espécies como o coelho-bravo e o lince-ibérico. Normalmente as naus Portuguesas eram construídas de Pinheiros Mansos. Produz pinhões comestíveis.




Pinheiro-Bravo

Nome Comum: Pinheiro Bravo
Nome Científico: Pinus Pinaster
Local do Concelho em que se encontra: todas as freguesias
Caracterização árvore média, com folhas persistentes, em forma de agulha, de cor verde intenso, entre os 20 e 35m. A copa das árvores jovens é piramidal e nas árvores adultas é arredondada. O tronco é espesso, coberto por uma casca rugosa castanho-avermelhada.
Distribuição Geográfica: espécie originária da região da Europa e Mediterrâneo. No nosso país existe abundantemente no norte e centro do país.
Condições ambientais: preferência por solos pobres em carbonato de cálcio, locais com luz e alguma precipitação anual.
Curiosidades: Sendo uma árvore de crescimento rápido, a área de distribuição do pinheiro bravo aumentou por intervenção humana. Tem grande interesse económico, pois proporciona uma grande produção de madeira e resina.







Distribuição de espécies florestais por freguesias

O concelho de Nelas divide-se em nove freguesias. Nessas freguesias, existem predominantemente pinheiros (mansos e bravos), carvalho, cedro e mimosa, existindo também (mas em menor quantidade), castanheiros, plátanos, eucaliptos, sobreiros, amieiros, freixos e árvores de fruto, como podemos ver nos mapas que se seguem:






(mapa das freguesias que compõem o concelho de Nelas)

 



(mapa da distribuição de espécies florestais por freguesias)



 

25.3.11

Apresentação

Olá a todos ;)
Somos alunos do 12ºano da Escola Secundária de Nelas, distrito de Viseu e, como tema do nosso projecto da disciplina de Área de Projecto, decidimos escolher o estudo do Património Florestal do nosso concelho.
Após uma delineação detalhada e cuidada do nosso projecto, optámos por incluir a criação de um blog como produto final. Neste blog iremos descrever em pormenor todas as etapas que levaram à realização do projecto.
Outro dos propósitos inerentes à criação (e também ao próprio projecto) é servir de exemplo para outros grupos que se mostrem interessados no tema e que, tal como nós, se preocupam com a situação florestal do nosso País e que, ao contrário de grande parte dos portugueses, querem realmente fazer algo por Portugal.
A sensibilização da população é outro dos pontos que tem bastante relevância no desenvolvimento do projecto, pois alertar e sensibilizar as pessoas sobre os perigos que afectam as nossas florestas portuguesas é o primeiro passo para a construção  de uma sociedade mais activa e cívica no que diz respeito a este assunto.