1.4.11

Castanheiro

Nome Comum: Castanheiro
Nome Científico: castanea sativa
Local do Concelho onde se encontra: Nelas, Vilar Seco
Caracterização: De folha caduca, entre 10 a 20cm, dentadas, mais claras na página inferior e translúcidas quando trespassadas pela luz solar pode atingir os 45m de altura e a sua copa pode chegar a 40m de diâmetro.
Distribuição Geográfica: existem populações numa vasta extensão que passa pela Europa, Eurásia e zona atlântica do Norte de África.
Condições Ambientais: o castanheiro encontra as condições necessárias para o seu desenvolvimento essencialmente em zonas com altitude superiores a 500m e com baixas temperaturas no inverno.
Curiosidades: o fruto, a castanha, era a base da alimentação do camponês nortenho na Idade Média. As castanhas menores e tocadas pelos bichos serviam de rações para os porcos. Hoje, a castanha está intimamente ligada às comemorações de S. Martinho e ao magusto. As variedades portuguesas de castanheiro produzem as melhores castanhas que se conhecem, e são muito consideradas no comércio mundial.

Plátano

Nome Comum: Plátanos
Nome Científico: Platanus
Local do Concelho em que se encontra: Nelas, Canas de Senhorim e Santar
Caracterização: As folhas são simples, alternadas, palmadas e quase tão largas como compridas. Ficam vermelhas no Outuno. A copa é densa e arredondada com porte majestoso e tronco manchado de amarelo e castanho que pode atingir 30 metros de altura.
Distribuição Geográfica: São nativas da Eurásia e América do Norte.
Condições Ambientais: São típicas dos climas subtropicais e temperadas mas sobrevivem em qualquer ambiente.
Curiosidades: É utilizada como árvore de sombra e ornamentação.


Eucalipto

Nome Comum: Eucalipto
Nome Científico: Eucalyptus globulus
Local do Concelho em que se encontra: Senhorim, Canas de Senhorim, Lapa do Lobo e Vilar Seco
Caracterização: Árvore de folha persistente e grande porte, podendo atingir mais de 50m. Tronco de casca lisa, castanho.
Distribuição Geográfica: Espécie originária da Austrália. No nosso país encontra-se na região centro.
Condições Ambientais: Adaptam-se praticamente a todas as condições climáticas. Tolera todos os solos, com excepção aos calcários.
Curiosidades: Árvore muito usada para reflorestamento e pela indústria da celulose. Da sua folha é retirado óleo que tem propriedades anti-sépticas e também desinfectantes. Útil no tratamento de constipações, reumatismo e infecções.


Cedro

Nome Comum: Cedro
Nome Científico: Cedrus libani
Local do Concelho onde se encontra: Lapa do Lobo, Canas de Senhorim, Nelas, Vilar Seco e Santar
Caracterização: Árvore de folhagem perene e de porte elevado (varia do 10 aos 25 metros), cujo tronco possui um diâmetro normal (nem muito grosso nem muito fino). A copa destas árvores é bastante densa.
Distribuição geográfica: Líbano, Síria, Turquia e montanhas da região mediterrânica.
Condições Ambientais: solos profundos e húmidos, de textura areno-argilosa e argilosa, bem drenados. O clima adequado a esta espécie é um clima temperado húmido, característico da região mediterrânica e de algumas regiões do Líbano.
Curiosidades: na Península Ibérica não existem cedros autóctones: os cedros existentes na nossa região são importados do estrangeiro. São árvores utilizadas para fins decorativos em cidades e de sombra, entre outros.

Azinheira

Nome Comum: Azinheira
Nome Científico: Quercus Ilex
Local do Concelho onde se encontra: Vilar Seco e Agueira
Caracterização: folha discolores, ligeiramente espinhosas nas espécies adultas e porte modesto, 8 a 15m, atingindo por vezes 20m de altura, com copa ampla, ovóide ou arredondada. O tronco curto e tortuoso tem uma casca acinzentada ou parda.
Distribuição Geográfica: Originária do sul da Europa, é espontânea em quase toda a bacia do mediterrâneo. É comum em todo o território português.
Condições Ambientais: Encontram-se muitas vezes em povoamentos mistos com sobreiro.
Curiosidades: quando ornamental, a azinheira dá uma agradável sombra. É uma arvore resistente á poluição urbana.






Carvalho

Nome Comum: carvalho (roble, negral e português)
Nome Científico: Quercus (robur, pyrenaica e faginea)
Local do Concelho onde se encontra: todas as freguesias
Caracterização: É uma árvore de folhas caducas e porte médio, podendo ultrapassar os 20m de altura. A copa é ampla e arredondada ou ovóide. O tronco é direito, revestido por casca espessa, acinzentada e fendida.
Distribuição Geográfica: é espontânea no norte e centro do país.
Condições Ambientais: aprecia atmosfera e solos húmidos, embora possa viver em condições mais desfavoráveis como sucede no norte interior de Portugal, onde os verões são bastante secos.  Prefere solos soltos, de textura arenosa, graníticos ou xistosos. Boa adaptação à altitude, indo até 1500 m, ou mais, por conseguinte suporta bem o frio, a neve e as geadas.
Curiosidades: Esta espécie protege o solo contra a erosão e fertilidade do mesmo, diminui os riscos de incêndio e preserva a paisagem e a economia tradicionais.