30.5.11

Plantação Simbólica

No dia 13 de Maio do corrente ano realizamos, na Quinta da Cerca (Vilar Seco), uma plantação simbólica, tal como planeado.

O objectivo é deixar a nossa "marca" e incentir a plantação de árvores, bem como a preservação das mesmas.




Espécies Plantadas:
Sobreiro
Cerejeira-brava
Carvalho-negral
Carvalho-roble
Pinheiro-manso



Deixamos aqui também algumas dicas de plantação:
  • Escavar uma cavidade no solo de tamanho considerável (o triplo do diâmetro do vaso e o dobro da profundidade)
  • Colocar nessa cavidade uma qualidade considerável de matéria orgânica;
  • Distribuir o sistema radicular equilibradamente na cavidade;
  • Colocar a árvore na cavidade, tendo o especial cuidado que fique na vertical e exactamente no mesmo nível de profundidade que estava anteriormente. Habitualmente, está bastante visível uma marca no tronco.
  • Encher a cavidade com a mesma terra que foi retirada no início;
  • Calcar um pouco e regar abundantemente, para que a terra que cole bem às raízes.
       Por fim, é necessário cuidar das árvores, regando-as regularmente


     O que plantar em Nelas?

Após o estudo que fizemos concluímos que as árvores que devem ser plantadas no concelho são:
  • Carvalho:
  • Castanheiro;
  • Sobreiro;
  • Pinheiro.
Os carvalhos devem ser plantados pois, apesar de serem de crescimento lento, são bastante resistentes ao frio e são possivelmente espécies da floresta primordial no concelho.
Calcula-se também que os castanheiros tenham sido espécies dominantes na floresta do concelho, sendo que devem ser plantadas nesta região, já que preferem zonas altas e de baixas temperaturas.
Decidimos também incluir os sobreiros na proposta de plantação porque, embora aguentem temperaturas elevadas e sejam predominantes no sul do país, preferem climas húmidos como o do Concelho de Nelas.
Para além destas espécies autóctones, incluímos na programação da plantação o pinheiro bravo e o pinheiro manso pois, embora sejam espécies dominantes, estão a ser dizimadas por pragas (como a lagarta do pinheiro) e pelos incêndios florestais. Estas espécies adaptam-se bastante bem ao clima e à topografia da região, sendo ainda fundamentais para a indústria local.
Antes de plantar uma árvore devem-se ter em consideração o clima, o local (tendo em conta todas as variáveis anteriormente referidas), o tamanho que atingirá, a diversidade das espécies (quanto mais diversificadas as espécies, melhor) e ainda ter em conta as técnicas de plantação.

Sem comentários:

Enviar um comentário